Aniversário de 140 anos do Jeans”!!

Muitas não devem saber mas essa segunda, dia 20 de Maio, o Jeans completou seus 140 anos.
E para comememorar essa data tão significativa, contaremos a história do Jeans e batemos um papo com a Covolan Têxtil, número 1 em desenvolvimento e criação no Brasil, para tirar dúvidas e saber das tendências para o verão 2013/2014. Confiram!
aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - 1
O jeans começou a ser fabricado em 1872 em Nimes, na França. O nome “tecido de Nimes” acabou sendo abreviado por apenas “denim”. Em princípio, quem importava esse tecido era a Itália, para confeccionar os uniformes dos marinheiros que trabalhavam no porto de Gênova. Esses genoveses, chamados de “genes” pelos franceses, acabaram também ganhando créditos dos norte-americanos, que o apelidaram de “jeans”. Levi Strauss foi quem criou o jeans nos Estados Unidos no ano de 1853 para atender garimpeiros da Califórnia.1 Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob David. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.
aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - 2
O que podemos chamar de verdadeiro jeans é o de coloroção azul, que veio só depois, quando Levi Strauss decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando a cor pela qual o jeans é hoje conhecido. Muito populares na atualidade, as calças jeans evoluíram com o tempo e hoje são indispensáveis no mundo da moda.
No início foi tudo uma experiência. Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. Altamente resistente, as peças não estragaram com facilidade. Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi originalmente destinado a roupas de trabalho.
A partir de então, cada vez mais os trabalhadores utilizavam o jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física. Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, já no século XX.
O primeiro estilista a colocar os jeans na passarela foi Calvin Klein já na década de 1970. Podemos considerar que o grande feito do jeans foi a inclusão social do produto, tanto um simples operário quanto pessoas ricas usufruem do tecido azul. O jeans ganhou outra conotação quando dentro de sua composição foi adicionado o elastano, assim dando um melhor caimento. E depois a inclusão do algodão com o poliéster e o elastano adicionando à praticidade do jeans o brilho do poliester e o caimento perfeito do elastano.
aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - 3
Há vários tipos de lavagem na fabricação do jeans. Uma delas e a mais clássica é a utilização de pedras vulcânicas para dar o ar de gasto. Essas pedras são especiais e porosas e são colocadas junto com o jeans dentro da máquina de lavar industrial.
Outros tipos de lavagens visam sempre dar algum tipo de aspecto ao jeans. Seja um aspecto de muito uso, mal passado e etc.
Algumas rasuras em jeans são feitas com ferramentas de construção antes de sair da fábrica como por exemplo uma esmerilhadeira.
aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - a

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - b

Denim é o nome técnico do tecido usado para a fabricação da calça / saia / jaqueta Jeans. Ou seja, Denim para tecido, Jeans para a peça pronta.

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - c

O tecido, com certeza. Corte é mais específico da confecção e agrega mais ao usuário final.
Já o tecido tem que ser trabalhado na indústria desde sua fiação (fio especiais), tingimento (cores e técnicas diferenciadas), construção (criatividade / desenvolvimento) e acabamento (coating / mercerizado / etc…).

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - d

Depende do público alvo, mas se apenas uma opinião fosse válida, seria a moda. O jeans deixou de ser uma peça do vestuário que nasceu no início dos anos 20 como uma workwear e passou a ser peça “obrigatória” na vida das pessoas. Tanto que existem jeans casuais, finos, sport,…. . Ou seja, se encaixa em qualquer situação e, com as novidades apresentadas nos últimos anos (seja no processo ou na confecção), passou a fazer parte de praticamente todo mundo.

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - e

Definitivamente uma tendência. Mais, podia-se até dizer que antigamente usava-se menos jeans pelo fato do mesmo não ser confortável. Hoje, com a adição de elastano (lycra), o jeans molda o corpo e/ou dá conforto ao masculino. A moda com certeza muda ocasionalmente, mas deixar algo confortável para migrar ao menos confortável não faz sentido.

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - f

A Covolan Têxtil conseguiu, após vários meses de negociações, trazer para o brasil a máquina de Índigo chamada “Master”. Ela é conhecida mundialmente como a melhor máquina para tingimento que existe e é unânime neste sentido. Esta empresa, master, patenteou uma nova tecnologia com tingimento em atmosfera de nitrogênio puro (Master Genius), o que muda química e fisicamente o modo que a reação de impregnação do corante acontece na fibra de algodão. Por causa dessa mudança, para melhor, o consumo de água diminuiu drasticamente. Como temos em contrato que tal máquina (Genius) só pode ser adquirida por outra empresa do mundo à partir de 2015, tal exclusividade fez da Covolan Têxtil única no mercado nacional e internacional. Desta forma, vis-a-vis com as práticas constantes e evolutivas da sustentabilidade, a atenção dos confeccionistas que prezam por isso foi atraída e hoje temos enorme demanda nos tecidos feitos por esta máquina.
aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - g

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - h

A Covolan Têxtil trabalha com seus tecidos separados por “famílias”, para mais fácil compreensão de seus clientes. São elas: genius, prime, power comfort, ultra stretch, diferenciados, sem elastano.

A Covolan conseguiu no seu trabalho ser reconhecida como lançadora de moda denim, isto é, sempre à frente de seus concorrentes em desenvolvimento. Razão: pesquisa constante em feiras internacionais e com parcerias estratégicas.
Contudo há outro fator de suma importância para se manter com tal reconhecimento: prestação de serviço junto ao cliente. A Covolan Têxtil tem equipe técnica para estar presente junto à qualquer necessidade que o cliente precise, seja para desenvolvimento ou para criação. Também orientamos como tratar os tecidos com book de lavagem (quem quiser vê-lo baixe por AQUI) e como realizar sua coleção com o book de moda, todos desenvolvidos pela empresa.

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - i

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - j

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - l

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - m

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - n

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - o

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - p

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - r

aniversari do jeans - denim - covolan - calça jeans - levis - calvin klein - moda jeans - gutie blog - 17

E aí gostaram das dicas e do manual de lavagem (BAIXE AQUI)??
Demais né!! Então ótimo dia para vocês e viva o Jeans!

XOXO,
Carol Ferraz e Dani Rigo
Blog Gutie

Escrito por

1 comentário para “Aniversário de 140 anos do Jeans”!!”

  1. Tita Grillo disse:

    Em pensar que um dia o jeans foi uma peça usada exclusivamente pra serviços braçais pela sua durabilidade, desprezada em qualquer evento social e hoje o jeans está presente nas + badaladas festas.

Deixe seu comentário