Corian, tem que ter no seu projeto.

Ele já não é mais uma novidade, mas ainda não se popularizou por completo. Segundo o Fernando diretor da SCA, o Corian é um tipo de revestimento que foi lançado nos Estados Unidos em 1967. Com 24 cores diferentes, sendo a branca a mais popular, é muito resistente e tem sido usado em substituição de outros materiais como granitos, mármores, aço inox, entre outros: “ele é uma combinação de minerais naturais e polímero acrílico puro. É um material sintético e o resultado da reflexão sobre as necessidades dos ambientes. Até 13% da composição de Corian é feita de material reciclado. (essa é uma das características que o tornam um produto verde). É sólido, não poroso, homogênio, composto de 1/3 de resina acrílica e 2/3 de minerais naturais. O principal mineral é TriHidrato de Alumina (ATH), derivado da bauxita, da qual o alumínio é produzido”.

Um dos mais populares e conhecidos é a DuPont, que produz o Corian com proteção antibacteriana e descreve o produto como “elegante, durável e higiênico”, por ter cor uniforme, diferente das pedras, e superfície totalmente lisa e sem emendas.

Ele tem se tornado frequente na decoração, aparecendo principalmente em bancadas, cubas e até banheiras. O produto não é indicado, por isso, para o uso em pisos e rodapés, pois não aguenta o desgaste, por outro lado nos Estados Unidos e na Europa vemos paredes inteiras revestidas com o material.

Custo x benefício
Apesar de ser um produto caro, o Corian apresenta vantagens em relação a outros materiais como madeira, inox e pedras: não mancha com a mesma facilidade porque não é poroso, não tem emendas aparentes, não risca com facilidade e não propaga o fogo. Resistente, ele não é recomendado para o uso em pisos e rodapés, devido ao constante desgaste que acontece nestas áreas.

Além disso, com o Corian é possível obter cores uniformes e “é uma solução legal, porque dá para moldar o que quiser”, conta Fernando.

O material permite a fabricação de cantos arredondados, evitando acúmulo de sujeiras. “O Corian pode ser termomoldado em moldes de madeira ou metal para criar objetos de design em 2D e 3D. Efeitos de relevo também podem ser criados com a técnica de moldagem por pressão. A translucidez do material é especialmente impressionante em cores claras, assim como em placas mais finas e muitos designers estão usando o Corian para criar luminárias ou efeitos de luz”, contou.

Outra peculiaridade do Corian é o fato de ser termoagradável: ao tocá-lo, ele não se mostra gelado e o fabricante oferece dez anos de garantia contra defeitos da matéria-prima.

Conservação
Prático, bonito e resistente. O Corian é um revestimento com muitas qualidades e que requer pouca manutenção para se manter sempre belo.

EVITE:
>> produtos ácidos
>> cloro

LIMPE COM:
>> água e sabão neutro

Caso queira remover pequenos riscos e sujeiras mais difíceis é recomendado usar o lado áspero da esponja de cozinha, com um limpador abrasivo. E se o acabamento do Corian for fosco, esse procedimento deve ser evitado.

Embora seja bastante resistente, evite retirar panelas fogo e deixá-las sobre a bancada do material, pois corre-se o risco de manchar o Corian, é por isso, muitas empresas que fazem cozinhas planejadas colocam um suporte ao lado do fogão para apoiar as panelas. E também o revestimento também pode ser riscado, caso alimentos sejam cortados em sua superfície diretamente.

Vamos conferir alguns designs com o Corian:

corian - sca  - moveis planejados - pedra - blog gutie - a

corian - sca  - moveis planejados - pedra - blog gutie - b

corian - sca  - moveis planejados - pedra - blog gutie - c

corian - sca  - moveis planejados - pedra - blog gutie - d

corian - sca  - moveis planejados - pedra - blog gutie - e

corian - sca  - moveis planejados - pedra - blog gutie - 1

corian - sca  - moveis planejados - pedra - blog gutie - 2

corian - sca  - moveis planejados - pedra - blog gutie - 3

corian - sca  - moveis planejados - pedra - blog gutie - 4

corian - sca  - moveis planejados - pedra - blog gutie - 5

E aí meninas o que acharam desta pedra… demais né?!!

XOXO,
Blog Gutie
Carol e Dani
;)

Escrito por

Este post ainda não possui comentários.

Deixe seu comentário